Pastoral

Refugiados - Em Busca de Esperança

27 Capa MaioO drama dos refugiados em todo o mundo é uma de nossas prioridades. Hoje, há cerca de 60 milhões de refugiados em todo o mundo, segundo dados mais recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. São pessoas que, diante da guerra, da miséria ou da repressão em seus países de origem, buscam em outra nação a esperança de uma vida digna. 

No entanto, o que muitos encontram é um dia a dia de exploração, distante do ideal de vida que sonharam para suas famílias. Isso quando as portas não são fechadas para eles. Queremos fazer a igreja de Cristo chegar até os refugiados com a mensagem de esperança por meio de ações práticas.

Sua igreja pode levar esperança a refugiados.

Junta de Missões Mundias da CBB

VISÃO GERAL

1. Definições da ONU:

De acordo com a Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa.

Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

2. A crise síria

Dentro da própria Síria existem cerca de 7.600.000 deslocados. Já o número de refugiados ultrapassa 4 milhões, a maioria está na Turquia, cerca de 1,7 milhões, que para isso construiu uma rede de acampamentos, e ainda assim aproximadamente 1,5 milhões vivem em aldeias e cidades.

No Líbano o número de refugiados quase alcança 1.200, num país que tinha 4 milhões de habitantes, o que o leva a ser o país com maior número de refugiados per capita. 

Na Jordânia eles são aproximadamente 625.000 sírios. Mais de 85% dos sírios vivem fora dos campos e com aproximadamente USD 3,20 por dia. Estes números não param de crescer.

Fonte: ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

Templo I - Rua Monteiro Soares Filho, 652
Vila Zelina

Templo II - Rua Marechal Malet, 611
Parque Vila Prudente

Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 17h
contato: (11) 2347-9141