Pastoral

Sua Confiança

17 Capa Setembro“... o Senhor dará a você entendimento em tudo” (2Timóteo 2.7).

Eu gostaria muito de poder perguntar ao apóstolo Paulo: “Irmão Paulo, se você fosse falar hoje em uma conferência bíblica, a sua mensagem não deixaria os ouvintes sem esperança e sobrecarregados?”.

Nós os ouvimos dizer: “Paulo, você é muito restrito, você defende apaixonadamente que somente Cristo é o centro de tudo. As suas afirmações nos parecem muito unilaterais! Você exagera! Você é absoluto demais! As suas palavras muitas vezes parecem setas com fogo que ferem nossa alma. O seu entusiasmo por Cristo, a disposição de entregar sua vida completamente para Jesus, nos parece algo um pouco exagerado.

Você não conhece acordos? Onde está a sua capacidade de dialogar? Onde está a sua disposição de conversar com pessoas de outras religiões? Elas não estão todas à procura de Deus? Não é de admirar que outrora transformaram a sua vida num inferno. Você deveria ter sido muito mais diplomático. Por um lado, você é carinhoso como uma mãe amorosa, por outro, você é rude e inflexível.

Paulo, como isso tudo combina entre si? Na verdade, os tempos mudaram. Hoje se busca espiritualidade. Manifestações carismáticas. Novas maneiras de alcançar as pessoas.

Para nós, a igreja está no mundo e o mundo está na igreja! Aos sábados somos clientes cativos nos estádios, no fã-clube ou na discoteca e, aos domingos, temos um culto para agradar ao público. Os velhos estão ultrapassados.

Sim, Paulo, os tempos definitivamente mudaram! Demas não o abandonou porque você era muito exigente? Ao invés de levar João Marcos como companheiro de viagem, você levou Silas somente porque queria ser irremediavelmente fiel à sua suposta missão”.

No entanto, eu gostaria de acrescentar: “Caro irmão Paulo, você superou a tudo. Você venceu. Você combateu o bom combate. Você permaneceu fiel ao seu Senhor! A sua coroa está preparada para você!”.

E nós? Como nós compareceremos diante do trono do juízo de Deus. A sentença então será: “Foste pesado na balança e achado em falta” (ver Daniel 5.27)? Ou: “Muito bem, servo bom e fiel!... Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mateus 25.23)?

Não devemos enganar a nós mesmos, pois o autoengano é o pior de todos. Não, o Diabo não se opõe à piedade ofuscada, mas a quem é discípulo de Jesus decidido. Ele não tem nada contra meras confissões com os lábios, mas contra uma vida onde o “Cristo em você” é visível.

Vista decididamente a armadura de Deus. Defenda uma postura espiritual! Participe dos sofrimentos por amor a Jesus; seja um bom combatente por Cristo (ver 2Timóteo 2.3). Não espere ser honrado pelo mundo. Não procure por seu aplauso. Antes disso, sofra pelo evangelho como Paulo fez. Você não sofre ao ver multidões de perdidos correndo para o inferno? Sim, a sua oração é atendida. As lágrimas derramadas em favor de seus amados não são em vão. A sua luta será coroada. Por isso, não abandone o caminho estreito!

Falta somente percorrer um curto trajeto no caminho e então chegaremos ao lar. Então a gritaria e o caos do mundo ficarão para trás. Então chegaremos diante do trono e cantaremos o novo hino no fulgor da sua glória. Então nosso descanso será sem fim. Então não haverá mais separação, nenhum “até mais”. Nenhuma divergência. Nada de brigas nem pesar, nem morte nem sofrimento, nem dor nem clamor.

Até lá, devemos com alegria confessar nosso Salvador Jesus Cristo. Em tudo devemos procurar honrá-lo.

Até lá, devemos persistir, ser fiéis e atender aos conselhos do apóstolo Paulo: “Combata o bom combate da fé” (1Timóteo 6.12).

Ânimo! Não abandone a sua esperança! Permaneça junto à fonte de poder da Palavra de Deus.

E você que pertence a esse rebanho pequeno e desprezado, não fique abatido, não olhe com desânimo ao seu redor por causa de sua força pequena!

Ânimo! Não abandone a sua esperança! Permaneça junto à fonte de poder da Palavra de Deus. Sim, os tempos mudam e as convicções das pessoas também. O Senhor, porém, e a sua Palavra permanecem. Quem firmou nele a sua âncora não precisa temer quando vier a torrente da perseguição ou quando aumenta o furacão dos ataques de Satanás.

E você tem dúvidas? Falta sabedoria? Você precisa conselhos e ajuda? Tenha ânimo, pois o Senhor dará a você entendimento em todas as coisas! 

Manfred Paul

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

Templo I - Rua Monteiro Soares Filho, 652
Vila Zelina

Templo II - Rua Marechal Malet, 611
Parque Vila Prudente

Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 17h
contato: (11) 2347-9141